quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Benefícios da capoeira

foto: Divulgação
Movimentar todos os grupos musculares, alcançando maior flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória. Tudo isso com muito ritmo e alegria. Esses são alguns dos benefícios da capoeira, um esporte que vem conquistando espaços nas academias, principalmente entre mulheres e crianças. As mulheres devem praticar capoeira, pois é uma atividade física que desenvolve aspectos positivos em relação à saúde e resistência cardiovascular, além de proporcionar mais disposição aos seus praticantes.
A capoeira não é uma atividade violenta, pois em seu contexto de fundamentação pode-se afirmar que 70% de sua prática caracteriza-se por defesa e seus movimentos, muitas vezes, são para demonstração. Sua prática não oferece perigo, desde que o profissional, Mestre ou professor que ministra aulas seja consciente e bem preparado para exercer a função de educador nesta área.


Benefícios Fisiológicos

De acordo com estudiosos, as capoeiras em seus mais diversos aspectos têm uma fisicalidade instigante que desperta em seus praticantes um bem-estar em fazer e viver a capoeira, seu ritmo é um dos pontos que fazem com que ela seja peculiar e forte em seus benefícios. O ritmo faz parte da vida, da natureza. Nenhum elemento vivo existe sem sua presença. Os batimentos cardíacos, o crescimento das plantas, o caminhar dos animais, a respiração, a alimentação, o sono, tudo se faz por meio do ritmo.
Sabe-se que a prática do esporte estimula a produção de "endorfina". Esta substância, elaborada pelo próprio organismo do esportista, reduz efeitos analgésicos, excitantes ou tranqüilizantes, fazendo com que o capoeirista sinta a necessidade constante e reiterada do exercício.

fonte: guiame.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário