Todo mundo vai para a academia esperando conseguir um corpo mais bonito e uma vida mais saudável. Mas mais do que o seu esforço físico, é bom que alguns cuidados e algumas dicas sejam seguidas para que os resultados sejam bons e que não tragam nenhum prejuízo a sua saúde na hora de malhar e cuidar do corpo.
- Escolha uma academia boa: uma academia precisa ter profissionais formados em Educação Física e precisa ter bons equipamentos.
- Escolha uma academia que você se sinta bem: seja uma academia cara do shopping ou a academia do bairro. Mas você precisa se identificar e malhar com alegria, vontade e determinação.
- Faça avaliação médica antes de começar: procure um médico fora da academia e faça exames de coração, colesterol e diabetes. Depois, na academia, faça testes que avaliem a capacidade cardio-respiratória, força muscular, flexibilidade e alongamento.
- Coma antes dos exercícios: se você fizer exercícios de estômago vazio poderá ter uma crise de hipoglicemia (que é baixa de açúcar no sangue), e ficar tonto e sem forças. Para malhar é necessário força e resistência.
- Siga as instruções do professor: não pule exercícios, não mude seu plano e não aumente a carga sozinho. O profissional tem estudos na área, e você deve conversar se tiver alguma dúvida ou quiser mudar algo no seu treino.
- Hidrate-se: tome água e isotônicos antes, durante e depois dos exercícios. Dê preferência sempre à água, na temperatura ambiente.
- Alongue-se: antes de começar a malhar, alongue-se e faça pelo menos 10 minutos de aquecimento na esteira ou bicicleta.
- Use a roupa certa: use tecidos que facilitem a transpiração, que não sejam pesados e nem quentes. Suar não significa emagrecer, apenas perder água.
- Alterne os exercícios e força: no início não faça musculação todos os dias, e mais tarde alterne programas que trabalham grupos musculares diferentes a cada dia.
- Entre no ritmo aos poucos: comece a malhar com calma, para ganhar resistência. Isso é normal, e o seu corpo logo se acostumará. Se parar a academia por uns dias, recomece devagar também para evitar fadiga e lesões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário